O Projecto “C Market – Eficiência Energética e Economia de Baixo Carbono” é desenvolvido em co-promoção pela AIDA e pela ANEME.
O projecto dirige-se de forma específica ao sector da indústria metalúrgica e electromecânica pela importância que o seu tecido empresarial possui na estrutura económica do país e em particular pela sua relevância no quadro da indústria transformadora nacional.
À semelhança de outros sectores industriais, a metalurgia e a electromecânica vê-se confrontada com fortes pressões competitivas e enormes desafios de adaptação a um novo contexto concorrencial, decorrente do processo de globalização, do aquecimento global e exigências ambientais, do surgimento de uma nova geografia da produção e dos mercados de consumo.
Na actualidade é consensual que a competitividade deste sector depende da capacidade de adoptar um novo modelo de crescimento que se baseie na inovação, na eficiência energética, na adopção de energias sustentáveis, em energias com baixo teor de carbono e na internalização dos custos ecológicos.
Neste sentido a sensibilização e capacitação das empresas do sector metalúrgico e electromecânico para a importância da adopção de práticas de eficiência energética, de redução de Gases de Efeitos de Estufa (GEE) e para o desenvolvimento progressivo de uma Economia de Baixo Carbono, mostra-se como uma tarefa crucial. O projecto visa demonstrara importância da inclusão destas temáticas nas práticas empresariais como oportunidade para a criação de novos negócios, redução de custos e aumento da competitividade e notoriedade nos mercados internacionais.